sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Uma vida sem limites




Estou lendo o livro “Uma vida sem limites” de Nick Vujicic. Já havia visto um vídeo dele no youtube, mas sua vida é muito mais do que apenas alguns minutos. A força, esperança e paixão pela vida que ele tem, é uma lição para todos nós.

Nick Vujicic nasceu em 4 de dezembro de 1982, em Melbourne, na Austrália. Ele veio ao mundo sem braços e pernas devido a uma rara síndrome. Hoje em dia ele é palestrante motivacional e diretor da Life without limbs (vida sem membros), já tendo feito palestras em vários países do mundo.


Viver sem braços e pernas não é nada fácil, ainda mais quando o mundo é cruel. Quantas vezes nós, que nascemos com saúde e perfeitos, já reclamamos do cabelo que não é do jeito que queremos ou de alguma outra parte do corpo, que não nos deixa satisfeitos. Nunca se colocou tanta prótese de silicone, nunca se fez tanta lipoaspiração ou cirurgias corretivas. Pessoas estão ficando mais jovens, porém sem expressão, devido ao uso de botox. Será que tudo isso é mesmo necessário?

A mídia estimula a cultura de corpos perfeitos. É isso que os comerciais jorram na mente de milhões de brasileiros todos os dias. Imaginem quantos adolescentes e jovens que desejam ser aceitos por seu grupo de amigos, mas estão fora do padrão do corpo ideal. Nick teve que aprender a viver sem braços e pernas e a conviver com todos, pois seus pais sempre lhe deram uma vida normal. É essa bonita lição que ele nos dá. Se você não está satisfeito com seu corpo, com sua vida, leia o livro com a história completa.


Separei algumas frases interessantes e que podem nos ajudar em dias não tão felizes assim. Espero que possamos refletir e nos conscientizar de que, na maior parte do tempo, temos tudo de que precisamos para ser feliz e ter uma vida plena, nós é que colocamos empecilhos demais.


“Se não está onde queria estar ou se não realizou tudo que esperava atingir, o mais provável é que a razão resida não à sua volta, mas dentro de você. Assuma a responsabilidade e, depois, aja. Primeiro deve acreditar em si mesmo e no seu valor. Não pode esperar que os outros descubram seu esconderijo. Não pode ficar parado esperando que aconteça um milagre ou que apareça a oportunidade certa. Você deve pensar em si mesmo como uma colher de pau, e o mundo o seu caldeirão. Mexa a colher. Coragem!”

“Nossa capacidade humana de usar a razão pode ser uma benção e uma maldição.”

“Às vezes Deus espera que você dê uma ajudinha com o trabalho pesado. Você pode ter desejos, esperanças e sonhos. Mas também deve se mexer e agir para realizá-los. Deve se esforçar para ir além dos seus limites a fim de chegar ao lugar em que deseja estar.”

“Você recebe as maiores recompensas da vida quando é generoso, quando se doa, sem pedir contrapartida. A ideia é melhorar a vida das pessoas, ser parte de algo maior do que você mesmo e fazer uma diferença positiva.”

“A essência da vida não é ter, mas ser. Você pode se cercar de tudo aquilo que o dinheiro pode comprar e mesmo assim se sentir um ser humano completamente infeliz.”

“Uma das melhores maneiras que encontrei para aguentar firme e segurar as pontas, mesmo quando minhas preces não são atendidas, é ajudar outras pessoas. Se seu sofrimento é um fardo, tente aliviar a dor de outra pessoa e lhe dê esperança. Anime-a e ofereça alento, de modo que ela se sinta reconfortada no consolo de saber que não está sozinha em seu padecimento. Ofereça compaixão quando precisar de compaixão. Seja amigo quando precisar de amizade. Dê esperança quando mais necessitar dela.”

“Nunca se esqueça de que Deus jamais desiste de você. Continue caminhando sempre em frente, porque a ação cria ímpeto e força viva, que, por sua vez, geram oportunidade inesperadas.”

“A esperança é um catalisador. Ela pode remover obstáculos que parecem intransponíveis. Quando você insiste, recusando-se a desistir, cria ímpeto e movimento. A esperança gera oportunidades que jamais teria previsto.”

“Precisamos assumir a responsabilidade por nossa própria felicidade e sucesso. Seus amigos e familiares podem ajudá-lo em momentos difíceis. Seja grato por isso. Agradeça a generosidade deles, mas continue se esforçando. Quanto mais você se empenha, mais oportunidades cria.”

“Muitas vezes as adversidades que parecem nos atrapalhar, na verdade, nos deixam mais fortes. Você deve estar aberto à possibilidade de que a desvantagem de hoje pode ser a vantagem de amanhã. Concluí que minha falta de braços e pernas é um trunfo, um recurso a meu favor. Homens, mulheres e crianças que não falam a minha língua só precisam olhar para mim para saber que superei muitos percalços.”

“O segredo para seguir em frente, mesmo nos períodos mais difíceis, é deixar que seu sonho de vida seja guiado não por aquilo que você pode ver, mas pelo que pode imaginar. Isso se chama ter fé”

“Todos temos limitações. Jamais serei um astro do basquete, mas tudo bem, porque posso inspirar as pessoas a serem as estrelas de sua própria vida. Você jamais deve viver de acordo com o que falta. Em vez disso, viva como se pudesse fazer tudo aquilo que sonha fazer. Mesmo quando você sofre um revés ou passa por uma tragédia, sempre há um benefício inesperado, totalmente improvável e absolutamente impossível.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário